quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013 mostrará a que veio?

Mal começou e já estou matutando o que 2013 trará de bom, ou não, para nós. Eu tenho algumas questões em aberto.

Será 2013 o ano que o e-book vai deslanchar no Brasil? Depois de um 2012 muito frustrante com Amazon e Google adiando várias vezes suas triunfais aterrissagens ao mercado brasileiro. Será que esse ano as coisas vão começar de fato a acontecer? Nesse balanço, acho que a Apple e a Kobo foram mais felizes ano passado. Mesmo assim, as vendas de livros digitais no Brasil ainda são tímidas. Espero que em 2013 esse cenário mude e o brasileiro curta mais a leitura eletrônica.

Primeiro ano da prefeitura do petista Haddad em São Paulo. Depois de sete anos na oposição, será que o PT vai oferecer novos ares à cidade de São Paulo? Políticas mais justas? Combater a desigualdade? Investir no transporte alternativo? Pena que essa dúvida não assola meus conterrâneos de BH, já que, inacreditavelmente, reelegemos o desastroso Márcio Lacerda. E pensar que poderíamos ter o Patrus na prefeitura hoje me dá vontade de chorar.

Quais serão os avanços - ou retrocessos - sociais de 2013? Infelizmente, estou com a nítida impressão que será um ano que lutaremos muito mais para impedir que o conservadorismo avance do que para consolidar conquistas no âmbito legislativo.  Tomara que eu esteja redondamente enganada.

Qual será o livro do ano? Algum novo autor ou autora me conquistará em 2013? Depois de ler que o Philip Roth anunciou sua aposentadoria, comentando certa desilusão com a qualidade das obras que estão sendo publicadas, as chances de um novo autor que arrebate meu coração, vamos combinar, são pequenas. Mas a esperança permanece e eu ainda tenho os bons e velhos ídolos de sempre para me acompanhar.

Muitas dúvidas, milhões de expectativas. E você? Quais dúvidas serão respondidas por 2013 na sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário